casamento ritual

Casamentos emocionam as mais distintas pessoas, mesmo aquelas não adeptas a muitas formalidades ao assistir um casamento entende, percebe e sente a força do momento, a felicidade que ali está, a importância daqueles atos.

Hoje as cerimônias de casamento podem, devem e são muito modificadas, adaptadas para que faça sentido para cada casal, mas existe um conjunto de ações símbolos que na nossa cultura fazem com que todos que estão ali assistindo aquele momento percebam e sintam que aquilo é um casamento. É este corpo de tradições e simbologias que são inteligíveis para todos de uma mesma cultura que fazem um ritual ser tão importante e forte, e sem dúvida, o casamento é um dos rituais mais importantes e emblemáticos da nossa cultura!

Tudo isso para pararmos para pensar sobre muitas das tradições que em envolvem a cerimonia do casamento. Cada ato que traz em si algum outro significado fica mais interessante e valioso, vocês não acham?

Eu adoro saber e entender porque certas coisas são feitas deste ou daquele modo e quase sempre me encanto em saber o significado do que fazemos sem nem saber o porquê, por isso, vou tentar de vez em quando trazer para cá as riquezas e os significados de algumas tradições que envolvem os casamentos!

Roma-Antiga

Vamos começar então bem do princípio de onde vem o ritual do casamento que vemos atualmente. Por incrível que pareça o casamento ocidental cristão remonta a rituais sagrados mas ainda não cristãos. Na Roma antiga a celebração que hoje podemos considerar a origem dos casamentos, era uma celebração sagrada de profundo cunho familiar, nela a jovem deixava a casa dos pais para ir morar e se dedicar a outro homem.

Casal

Já nesta celebração a moça vestia algo especial, usava uma coroa de flores na cabeça e era entregue pelo seu pai na residência do rapaz, este por sua vez devia recitar cânticos sagrados, pegar a jovem no seu colo e levá-la para dentro da nova morada. Interessante , né? Viram como muitos dos nossos costumes vem de muito antigamente?