130331_CST_Gabi&Wyllian_CER-497

 

Este post é especial para quem pretende se casar na Igreja Católica Apostólica Romana!

Nesta religião cada paróquia, ou diocese tem ampla liberdade para estipular as suas regras, mas uma que permeia todas elas até onde sei é a necessidade de se realizar o Curso de Noivos antes do matrimônio.

 

c8071de2bbe5d240042633ddabfce6aa

 

Muitos casais se queixam de ter que passar por isso, mas até hoje todas as noivas depois de terem feito me dizem ter gostado bastante. A maioria das paróquias exigem que os noivos sejam batizados na Igreja Católica Apostólica Romana (mas saibam que é possível realizar casamentos ecumênicos na Igreja Católica, quando noivos de religiões cristãs diferentes desejam fazê-lo) e que tenham feito este rápido curso.

 

Algumas paróquias e dioceses exigem que os noivos tenham feito a primeira comunhão e a crisma, mas a maioria dispensa o obrigatoriedade destes sacramentos. É fundamental que vocês se informem junto a paróquia escolhida os pré-requisitos exigidos por ela para que se de o matrimônio.

 

curso-de-noivos

 

O Curso de Noivos geralmente dura dois dias, e é ministrado por leigos, ou seja, pessoas atuantes na Igreja, mas não ordenados, não são Padres ou Freiras. O curso serve como reflexão e momento de informação sobre o que vocês estão prestes a fazer.

 

Eu acho o curso de noivos super bacana porque em meio a tantos preparativos e detalhes, muitas vezes, ‘esquecemos’ tudo que está envolvido naquele ritual religioso. O ritual Católico é muito rico, e como todo ritual, cada detalhe é cheio de significado, saber cada um deles, refletir sobre isso, torna tudo mais forte, bonito e emocionante.

 

curso-de-noivos-2

 

Existe um detalhe do ritual católico que eu adoro, o matrimônio é um dos sete sacramentos católicos, mas ele tem uma especial singularidade, é o único sacramento que é conferido pelos próprios noivos, o Padre está ali apenas como testemunha e condutor, são os próprios noivos com as suas palavras que sacramentam o matrimônio, são eles que conferem e recebem o sacramento.  Isso quer dizer que serão as suas palavras que selarão perante Deus este vínculo eterno e baseado unicamente no amor!

 

130331_CST_Gabi&Wyllian_CER-711

 

Se vocês decidiram casar segundo um determinada religião, procurem se informar sobre tudo que envolve o ritual, saber os significados, entender os signos, deixa tudo mais rico, profundo e bonito!