Leitoras queridas, vamos aproveitar a onipresença das tais flores permanentes na CASAR2014 para finalmente explorarmos este assunto por aqui.

IMG_0039_2

Antes de mais nada, muitas de vocês devem estar pensando, que diabos são flores permanentes? Ou Gabi malandra dando nome chique para as flores artificiais! Calma lá moças casadoiras, não há mistério nem malandragem por aqui!

Flores permanentes são sim flores artificiais, mas chamá-las assim é simplificar algo que de simples não tem nada. Estas flores são extremamente bem feitas, procuram ser idênticas as naturais, a ponto de que mesmo o olhar mais treinado fica na dúvida.

teto de flores

Em São Paulo, e no exterior, elas são largamente utilizadas a algum tempo, mas por aqui ainda é algo visto com grande desconfiança, isso se dá, creio eu, porque na década de 80 vimos muitas flores artificiais medonhas sendo usadas em larga escala. Aí talvez resida a necessidade de chamá-las de permanentes e não em artificiais.

Eu não acho mesmo que devamos substituir as flores naturais pelas permanentes nos casamentos e ponto. Só gostaria de dividir com vocês como elas são e o porquê de as vermos tanto por aí.

Aliás, aí está um ponto importante, vocês com certeza andam vendo muitas flores permanentes e nem sabem!!

Sim, a esmagadora maioria das fotos de casamentos ou editoriais com tetos repletos de flores, com cascatas de flores, paredes forradas com flores, são com elas. Isso mesmo, estas lindezas todas são feitas com flores permanentes!!

cortina de flores

A escolha pela flores permanentes nestes casos se dá por diversas razões, muitas vezes o custo de preencher um teto de orquídeas naturais se mostra impeditivo, construir um jardim interno com milhares de flores demanda tempo e flores naturais murcham e morrem, flores naturais muitas vezes impedem certas montagens por necessitarem de água/esponja encharcada, ou ainda, se ‘quebram’ com as nossas invencionices.

parede de flores

Eu particularmente acho qualquer preconceito negativo, eu percebo que aqui no Sul este ainda é um tabu, e que a maioria das noivas desconhecem as flores permanentes e ignoram as qualidades e as limitações deste produto. Eu acredito que nos arranjos convencionais, naqueles que conseguimos tocar nas flores, as flores permanentes não fazem muito sentido, mas existem infinitas possibilidades belíssimas decorativas que só são viáveis com as flores permanentes.

teto de flores2

Na minha opinião um dos atributos mais sedutores das flores permaneces é conseguir fazer as montagens complexas com antecedência. Os casamentos estão a cada dia mais lindos, únicos e complexos, é impensável montar estas super produções em 10h!! Esta é uma realidade que eu torço para que mude logo aqui no sul, ainda nos vemos obrigadas a montar um casamento em algumas horas, por maior e melhor que sejam as equipes, existem estruturas que necessitam de mais tempo, perfeição demanda tempo, não há mágica.